Entrevista para o estudo do uso de redes sociais, na perspectiva dos professores
Introdução
Este trabalho destina-se ao estudo da perspectiva dos professores face ao uso das redes sociais, em contexto de ensino-aprendizagem.
Características gerais
Perfil do candidato: Professores do ensino básico/secundário População e indivíduos: Professores a leccionar em Portugal Tema da entrevista: As redes sociais em contexto de aprendizagem Objectivos: Conhecer a opinião dos professores sobre as redes sociais e a sua utilização no ensino |
Questões
Perfil do entrevistado
Sexo: Idade: Local:
Habilitações Literárias:
Grupo de Recrutamento Docência (Nível de ensino):
Disciplina (s) que lecciona:
Anos de serviço na docência:
Dimensão I
Quais as redes sociais que conhece e como as descobriu?
Quais os objectivos/funcionalidades de cada uma delas e, na sua opinião, que importância têm?
O que pensa sobre o seu uso? Vantagens e desvantagens na sua utilização?
Quem considera serem os públicos das redes sociais?
Dimensão II
Está registado/inscrito (ou participa em /utiliza) alguma rede social? Qual e porque motivo(s) se inscreveu / a(s) utiliza ?
Com que frequência a(s) utiliza e que actividades aí desenvolve?
· Se ainda não estiver inscrito:
Como vê a possibilidade de se tornar um utilizador de redes sociais e tem intenção de se registar, futuramente? Porquê?
Dimensão III
Considera que as redes sociais podem ser utilizadas no ensino ou como suporte do processo de ensino aprendizagem?
Quais as vantagens e desvantagens da utilização das redes sociais no contexto educativo?
Considera que poderão influenciar a prática pedagógica dos professores? Pode exemplificar?
Neste tipo de ambiente, como vê a interacção dos alunos entre si e com o próprio professor?
Considera que esta interacção promove o desenvolvimento da capacidade da expressão escrita/oral do aluno?
Considera que as metodologias de ensino actuais poderão vir a ser influenciadas pelas redes sociais? De que forma?
Tem conhecimento de alguma situação concreta desta aplicação no ensino? Pode descrevê-la?
Sem comentários:
Enviar um comentário