sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Guião das entrevistas

Depois do caos generalizado, a intervenção do Professor veio apaziguar os animos e de uma forma mais ou menos concensual, foi definido o guião da entrevista a utilizar por todo o grupo/turma. Tendo sido adoptada como versão final do guião a proposta elaborada pelo meu grupo, Cortomaltese.


Entrevista para o estudo do uso de redes sociais, na perspectiva dos professores

Introdução
Este trabalho destina-se ao estudo da perspectiva dos professores face ao uso das redes sociais, em contexto de ensino-aprendizagem.
Características gerais

Perfil do candidato: Professores do ensino básico/secundário
População e indivíduos: Professores a leccionar em Portugal
Tema da entrevista: As redes sociais em contexto de aprendizagem
Objectivos: Conhecer a opinião dos professores sobre as redes sociais e a sua utilização no ensino


Questões
Perfil do entrevistado
Sexo:      Idade:        Local:
Habilitações Literárias:
Grupo de Recrutamento Docência (Nível de ensino):
Disciplina (s) que lecciona:
Anos de serviço na docência:

Dimensão I
Quais as redes sociais que conhece e como as descobriu?

Quais os objectivos/funcionalidades de cada uma delas e, na sua opinião, que importância têm?

O que pensa sobre o seu uso? Vantagens e desvantagens na sua utilização?

Quem considera serem os públicos das redes sociais?


Dimensão II
Está registado/inscrito (ou participa em /utiliza) alguma rede social? Qual e  porque motivo(s) se inscreveu / a(s) utiliza ?


Com que frequência a(s) utiliza e que actividades aí desenvolve?

·         Se ainda não estiver inscrito:
Como vê a possibilidade de se tornar um utilizador de redes sociais e tem intenção de se registar, futuramente? Porquê?

Dimensão III
Considera que as redes sociais podem ser utilizadas no ensino ou como suporte do processo de ensino aprendizagem?

Quais as vantagens e desvantagens da utilização das redes sociais no contexto educativo?

Considera que poderão influenciar a prática pedagógica dos professores? Pode exemplificar?

Neste tipo de ambiente, como vê a interacção dos alunos entre si e com o próprio professor?

Considera que esta interacção promove o desenvolvimento da capacidade da expressão escrita/oral do aluno?

 Considera que as metodologias de ensino actuais poderão vir a ser influenciadas pelas redes sociais? De que forma?

Tem conhecimento de alguma situação concreta desta aplicação no ensino? Pode descrevê-la?

Sem comentários:

Enviar um comentário