A metodologia usada neste estudo tem as suas raízes na investigação qualitativa (Bogdan & Biklen, 1994), com orientação interpretativa (Erickson, 1986). Uma investigação interpretativa representa uma ferramenta muito importante para examinar o trabalho e o pensamento que os professores desenvolvem. Essa orientação é construída e não existe apenas uma única interpretação verdadeira, uma vez que existem muitas comunidades interpretativas, cada uma com os seus critérios de avaliação e interpretação (Denzin & Lincoln, 1998).
Segundo Wang e Hannafin (2005), há cinco características fundamentais desta metodologia (DBR):
1) É pragmática, porque tem como objectivo resolver problemas do mundo real, ao mesmo tempo que melhora teorias e estratégias de intervenção.
2) Fundamenta-se ao mesmo tempo na teoria e no contexto do mundo real, naquilo que os autores chamam "uma teoria conduzida pela natureza".
3) Ao nível do processo de investigação a metodologia é interactiva (investigadores/sujeitos da investigação), é iterativa (está constantemente a ser reavaliada) e flexível.
4) É integrativa porque os investigadores precisam de integrar uma variedade de métodos e abordagens qualitativas e ou quantitativas em função das necessidades da investigação.
5) É contextualizada porque os resultados estão associados ao processo pelo qual foram gerados, mas também ao meio onde a investigação foi desenvolvida.
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