No campo da utilização das tecnologias no Ensino/Formação, é frequente que a própria investigação se possa traduzir em alterações profundas.
Para isso, podemos escolher uma vertente de investigação-acção. Mas há uma outra hipótese que permite a criação de projectos de investigação que se traduzem em inovações educativas. Trata-se de um método que podemos intitular Investigação Aplicada sobre o Desenho (design-based research).
Propõe-se, por isso, que cada um procure fazer uma pesquisa sobre este método e coloque aqui o resumo de modo a caracterizarmos em traços gerais este método.
Proposta de Trabalho:
1. Identificar e escolher um artigo sobre design-based research (DBR)2.
Com base no artigo escolhido, responder às seguintes questões:
a) Quais os aspectos mais inovadores da abordagem apresentada?
b) De que forma se relaciona com as abordagens tradicionais descritivo/qualitativo e/ou experimental/quantitativo?
c) Que dificuldades antecipam na sua implementação?
d) Quais as principais implicações/conclusões?
Sem comentários:
Enviar um comentário