domingo, 20 de fevereiro de 2011

c) Que dificuldades antecipam na sua implementação?

Tal como já foi referenciado por diversos colegas, a questão temporal tem muita influência, tornando-se por vezes impossível de implementar esta metodologia.
Parece-me que este tipo de investigação assenta numa lógica colaborativa. Baptista (nd) fala mesmo em DBR colaborativa. Uma colaboração, que na óptica de Habermas (1990) permite, através de uma acção estratégica, a construção conjunta actividades de investigação, fundamentadas teoricamente, para serem implementadas, por exemplo, na sala de aula e posteriormente discutidas. Durante o processo colaborativo é necessário também existirem acções comunicativas entre os intervenientes. O diálogo permite o confronto de ideias para chegar, através da negociação, à construção de ideias (julgo que aqui poderá estar outra dificuldade, a necessidade de trabalhar em conjunto e estar dependente de outras pessoas ). Esse trabalho colaborativo constitui um percurso de formação iterativo, reflexivo e autónomo que representa um desafio para a formação de professores e para a investigação em educação.

1 comentário:

  1. Prezado Professor, parabéns pela socialização de suas pesquisas que contribuíram com a que estou a fazer no Mestrado em Tic e Educação, a distância.
    Grata, Cláudia Fontes.

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