Na fase final desta actividade tivemos uma semana dedicada ao debate final na qual tivemos que responder a algumas questões que mereceram particular reflexão, nomeadamente:
- cuidados a ter durante a realização da entrevista
- como ultrapassar entrevistados pouco cooperantes ou muito divergentes
- dificuldades em estabelecer/rever as categorias de análise
- como garantir que não estamos a sobrepor a nossa "voz" à dos entrevistados qd fazemos a análise.
Da minha participaçãp no forum, que desta vez não pode ser tão participativa quanto eu gostaria...realço apenas este comentário:
10 Características a possuir por um Entrevistador de Sucesso, segundo Kvale(1996)*:
• Conhecedor - está familiarizado relativamente ao focus da entrevista; podem ser usadas entrevistas piloto do mesmo tipo na preparação;
• Estruturado - clarifica o propósito da entrevista; pergunta se o entrevistado tem perguntas;
• Claro – perguntas breves, feitas com clareza e simplicidade;
• Gentil – deixa o entrevistado concluir, tolera pausas e concede tempo para pensar;
• Sensível - ouve com atenção o que é dito e como é dito; usa empatia para lidar com os entrevistados;
• Aberto – responde ao que é importante para o entrevistado e é flexível;
• Manipulador - sabe o que quer descobrir;
• Crítico - está preparado para desafiar o que é dito, ocupando-se, por exemplo de inconsistências ou contestações dos entrevistados;
• Recorda - relaciona o que se diz com o que se disse anteriormente;
• Interpretativo - clarifica e amplia os significados das declarações dos entrevistados, sem atribuir-lhes a importância pessoal dos entrevistados.
Aos quais o(a) autor(a) juntaria as seguintes características:
• Equilibrado - deve usar a sua fala apenas para o necessário (não deve falar, nem pouco, nem em demasia);
• Sensível eticamente – dá a conhecer os propósitos da entrevista e garante a confidencialidade das respostas dos entrevistados
* Retirado e traduzido de INTERVIEWING IN QUALITATIVE RESEARCH
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