segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Reflexão Final

Metodologias de Investigação em Educação (MIE), esta unidade curricular teve um  papel de destaque neste mestrado. Os conteúdos leccionados permitiram  obter competências na investigação no ensino, com temáticas pertinentes e que julgo estarem de acordo com os objectivos da unidade curricular. Estas aprendizagens permitiram-me  desenvolver as competências necessárias para a realização de uma futura  dissertação de mestrado, a saber:
- Projectar uma investigação em Educação;
- Realizar pesquisas relevantes e seleccionar a informação relevante para os   fins em vista;
- Proceder a uma revisão da literatura sobre um dado campo, analisando criticamente a informação pesquisada;
- Seleccionar e aplicar métodos e técnicas de investigação, tendo em conta os objectivos da investigação;
- Proceder à análise e interpretação dos dados recolhidos numa investigação;
- Analisar criticamente o relatório de uma investigação;
            - Adoptar uma postura ética na actividade investigativa;
- Reflectir criticamente sobre o percurso pessoal

À semelhança de outras unidades curriculares, também aqui foi opção do professor, realizar trabalhos em grupo. Os colegas de grupo Carlos Carvalho, Catarina Oliveira e Maria Francisco, foram exemplares na contribuição que deram para o bom desenvolvimento dos trabalhos.
As tarefas realizadas ao longo deste semestre a MIE, foram diversificadas:
- Leitura e pesquisa individual;
- Trabalho de grupo, utilizando os chats/msn;
- Participação nos fóruns;
- Criação e actualização de um e-portefólio.

O acompanhamento do professor no desenrolar das tarefas propostas, dando indicações, respondendo a dúvidas e  propondo soluções, foi extremamente importante para o sucesso de todo o processo. Factor essencial em aprendizagens à distância.
A frequência desta unidade curricular constituiu mais um desafio no caminho a percorrer ao longo deste mestrado. Foi mais uma oportunidade de reflectir , de entender, de conhecer os procedimentos metodológicos que norteiam e permitem a realização de uma investigação no campo da Educação.

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