Uma investigação inicia-se sempre pela definição de um problema. Um problema pode ser formulado através de uma questão ou como uma resposta (Almeida & Freire, 2003). Deve ser formulada de forma objectiva, clara e directa. Face ao volume de problemas e de incertezas do conhecimento cientifico na educação poderíamos ser tentados a pensar que esta definição se encontra facilitada. Pelo contrario, tais aspectos mais complicam do que facilitam, sendo obviamente necessário um conhecimento aprofundado dos fenómenos em causa e uma analise profunda das variáveis que lhes estão associadas, tendo em vista a delimitação e identificação do problema.
No quadro seguinte apresentam-se as fases da metodologia de investigação subjacentes à definição de um problema e à definição de um modelo para o seu estudo (in Almeida, L., e Freire, T. 2000).
Fases na definição de um problema e de um modelo | ||
Fases | Caracterização | Estratégias |
1- Definição do problema | Identificar e descrever Estabelecer relações Apreciar pertinência Precisar o objectivo | Teoria existente Observação directa Investigação anteriores Problemas anteriores |
2- Revisão bibliográfica | Situar o problema Consulta a base de dados Precisar a metodologia | Debates, especialistas Sínteres temáticas |
3- Formulação das hipóteses | Definir a hipótese experimental, a hipótese nula e as hipóteses alternativas | Possíveis explicaçoes a testar para os dados que se venham a obter |
4- Definição das variáveis | Identificar as unidades a observar e a controlar Definir os papéis das variáveis Precisar a medida das variáveis | Especificar o que se quer controlar Especificar as relações, as influências e o seu sentido Indicar as escalas de medida a usar por variável |
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