sábado, 30 de outubro de 2010

Como começar uma investigação?

Uma investigação inicia-se sempre pela definição de um problema. Um problema pode ser formulado através de uma questão ou como uma resposta (Almeida & Freire, 2003). Deve ser formulada de forma objectiva, clara e directa. Face ao volume de problemas e de incertezas do conhecimento cientifico na educação poderíamos ser tentados a pensar que esta definição se encontra facilitada. Pelo contrario, tais aspectos mais complicam do que facilitam, sendo obviamente necessário um conhecimento aprofundado dos fenómenos em causa e uma analise profunda das variáveis que lhes estão associadas, tendo em vista a delimitação e identificação do problema.
No quadro seguinte apresentam-se as fases da metodologia de investigação subjacentes à definição de um problema e à definição de um modelo para o seu estudo (in Almeida, L., e Freire, T. 2000).

Fases na definição de um problema e de um modelo
Fases
Caracterização
Estratégias
1-  Definição do problema
Identificar e descrever
Estabelecer relações
Apreciar pertinência
Precisar o objectivo
Teoria existente
Observação directa
Investigação anteriores
Problemas anteriores
2- Revisão bibliográfica
Situar o problema
Consulta a base de dados
Precisar a metodologia
Debates, especialistas
Sínteres temáticas
3- Formulação das hipóteses
Definir a hipótese experimental, a hipótese nula e as hipóteses alternativas
Possíveis explicaçoes a testar para os dados que se venham a obter
4-  Definição das variáveis
Identificar as unidades a observar e a controlar
Definir os papéis das variáveis
Precisar a medida das variáveis
Especificar o que se quer controlar
Especificar as relações, as influências e o seu sentido
Indicar as escalas de medida a usar por variável

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