sábado, 30 de outubro de 2010

Como deve ser organizado um relatório de investigação?

Título do trabalho
Índice
Resumo
Introdução
Enquadrar o trabalho no contexto mais amplo do trabalho - tema, objectivos, campo de estudo, metodologia.
Apresentar a estrutura do trabalho.
Fundamentação teórica da Metodologia
Enquadrar a metodologia utilizada na investigação.
Enquadrar a investigação na estratégia
Recolha de dados: por ex.: se for a entrevista (caracterizar a técnica da entrevista como uma técnica de inquérito, tipos de entrevista, caracterizar detalhadamente o tipo de entrevista que utilizou/ou que pretendeu realizar…).
Análise de dados: Análise de conteúdo (fundamentar a técnica)
Estudo Empírico
Procedimentos (descrever de forma circunstanciada todos os passos da investigação, detalhar como se fez e assumir uma postura crítica sobre os procedimentos utilizados, à luz da teoria).
Caracterização dos sujeitos entrevistados
Estudo Empírico – Apresentação e análise dos dados; apresentação de resultados
Texto analítico, organizado por temas, com grelhas de categorização (sem unidades de registo/com indicadores) e leitura destas, integrando no texto unidades de registo (citações do discurso dos entrevistados).
Síntese e pistas de investigação decorrentes das análises realizadas.
Conclusões
Balanço geral do trabalho realizado.
Reflexão Crítica sobre a Metodologia e sua ligação com os resultados encontrados.
Identificação de problemas orientadores da continuação da pesquisa da temática estudada.
Sugestões metodológicas para o prosseguimento do estudo.
Bibliografia
Referências bibliográficas correctas e coerentes com as mesmas no corpo do trabalho. Anexos - Índice
Guião da entrevista.
Protocolos das entrevistas (transcrição integral).
Produtos intermédios das análises (listagens de unidades de registo por temas; grelhas com unidades de registo).
Produtos resultantes/finais das análises (tabelas e gráficos)
Ficha individual dos entrevistados.

Sem comentários:

Enviar um comentário