terça-feira, 26 de outubro de 2010

Que métodos se podem definir em investigação educacional?

“Cada vida humana revela-se mesmo nos seus aspectos menos generalizáveis como uma síntese vertical de uma história social. Cada comportamento e acto social aparecem, nas suas formas mais úteis, como a síntese horizontal de uma estrutura social (…) o nosso sistema social encontra-se todo ele, inteiro, nos nossos actos, nos nossos sonhos, delírios, obras, comportamentos e a história desse sistema encontra-se na íntegra na história da nossa vida individual”(Ferrarotti, 1990)
- Abordagem biográfica




Estudo de caso
“O estudo de caso consiste na observação detalhada de um contexto ou indivíduo, de uma única fonte de documentos ou de um acontecimento específico".(Merriam, 1988)

 Abordagem etnográfica

“A etnografia é uma descrição ou reconstrução analítica de cenários ou grupos culturais intactos”.  
(LeCompte e Goetz,1988)
Os estudos etnográficos, segundo Atkinson e Hammersley (2000, in Afonso, 2005) caracterizam-se por centrarem o foco da investigação na exploração da natureza de fenómenos sociais específicos, em vez de procurarem hipóteses a seu respeito.


- Investigação – acção
 “É uma forma de inquérito auto-reflexivo, realizado por participantes em situações sociais, de forma a melhorar a racionalização e a adequação das suas práticas sociais ou educacionais e o entendimento dessas práticas e situações em que elas são realizadas” (Kemmis, 1993)

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